4 destinos para curtir um friozinho no Rio Grande do Norte.

Quando pensamos no Rio Grande do Norte, imaginamos praia, sol o ano inteiro, água de coco, pé na areia e belezas naturais. Mas, além das experiências de sol e praia podemos curtir um friozinho em alguns destinos próximos a nossa capital Natal. Se você gosta de colocar o pé na estrada também temos destinos incríveis no interior do Estado. Confira com a gente algumas dicas de lugares onde você pode usar aquela roupa de frio que tanto te espera!

Cerro Corá.

Cerro Corá possui um clima frio nos meses de inverno, uma altitude com picos de 500 a 900 metros acima do nível do mar. Além de revelar paisagens maravilhosas, o destino é bastante conhecido pelas opções de roteiros de ecoturismo e turismo de aventura. Na cidade, existe um vulcão adormecido há 25 bilhões de anos e, além disso, podemos encontrar pinturas rupestres milenares no geossítio Serra Verde que faz parte do projeto Geoparque Seridó, aspirante ao reconhecimento da Unesco.

Outra atração muito conhecida em Cerro Corá é o Festival de Inverno, evento que acontece a cada mês de Maio e já está no calendário turístico do Rio Grande do Norte.

Cerro Corá fica a 160,6 km de Natal, via RN-203.

SERRAS DO AGRESTE POTIGUAR

Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras

As Serras do Agreste Potiguar, formadas pelos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, são destaques quando o assunto é curtir o clima de serra e aproveitar um friozinho bom. O fluxo de visitantes acontece o ano inteiro devido a proximidade com a capital natal e cidades vizinhas, porém o movimento é maior nos meses de Junho e Agosto, quando o clima proporciona temperaturas mais baixas.

Passa e Fica é a porta de entrada para as Serras do Agreste Potiguar, Serra de São Bento fica a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar e pode registrar até 12° na época mais fria. A cidade também tem seu próprio Festival de Inverno e contempla muita cultura, gastronomia, artesanato e música. Tudo isso, aliado a uma ampla variedade de pousadas e hotéis, faz de Serra de São Bento um destino muito procurado por turistas do Rio Grande do Norte e dos estados vizinhos.

Subindo mais um pouco a serra, você chega a Monte das Gameleiras, uma cidade charmosa com traços e características holandesas, se tornando um lugar muito especial com clima frio e toque europeu.

As Serras do Agreste Potiguar ficam a 117,7 km de Natal, via BR-316.

Portalegre.

A cidade é conhecida por suas atrações naturais, com mirantes de tirar o fôlego e paisagens fantásticas.

Portalegre fica localizada na região do Alto Oeste Potiguar, muito conhecida pelo seu período do inverno, onde sua temperatura pode chegar até 17°. A cidade tem um estilo europeu com uma paisagem bastante florida, ideal para quem quer se conectar com a natureza.

Suas belezas naturais incluem trilhas, passeios, quedas d'água e famosas cachoeiras, como por exemplo a Cachoeira do Pinga e a do Talhado. Vale ressaltar que essas cachoeiras não são perenes e só aparecem no inverno. Outra boa opção é o terminal Turístico da Bica, um local ótimo pra aproveitar com a família, onde se encontram restaurantes com comida regional e um banho de bica, muito conhecido na região.

Portalegre, fica a 381,8 km de Natal,  via BR-304.

Martins.

A cidade de Martins, fica a 10km da Serra de Portalegre, na mesma região do Alto Oeste do RN. O clima pela região é sempre ameno, terra bastante conhecida também pela hospitalidade do povo e pela gastronomia diversificada.

A melhor época para curtir esse destino é no período do inverno, entre junho e agosto. Martins possui paisagens incríveis, com cachoeiras, cavernas e mirantes, bem como um festival gastronômico bastante famoso no estado. Conhecida como a “Princesa Serrana”, Martins possui uma altitude de aproximadamente 703 metros acima do nível do mar e nos meses de Junho a Setembro sua temperatura pode alcançar até 16°. Geralmente nessa época do ano a cidade recebe muitos turistas, possui pequenos hotéis e pousadas, então é sempre bom planejar a viagem com antecedência.

Martins, fica a 379,1 km de Natal, via  BR-304.

Agora que você já sabe de algumas dicas de onde aproveitar temperaturas mais amenas do Rio Grande do Norte, aproveite para planejar sua viagem, priorizar as melhores experiências nos nossos destinos e desfrutar as excelentes opções de aconchego em lugares receptivos conectados com a natureza.