CONHEÇA OS CASTELOS DO RIO GRANDE DO NORTE!

Você já conhece nossas praias e serras, mas será que já ouviu falar em nossos castelos? Espalhados pelo interior do estado, eles contam a história de um Rio Grande do Norte fantástico à sua espera. Vamos descobrir três deles? 

CASTELO ZÉ DOS MONTES

Saindo de Natal, nossa primeira parada acontece em Sítio Novo, região do Agreste potiguar. É pontilhando o céu com suas muitas torres que, sobre a Serra da Tapuia, você avista o Castelo Zé dos Montes. A obra começou há 35 anos, sem planta ou fim previsto, e revela a criatividade do povo potiguar. Zé dos Montes, o criador, contava que a ideia nasceu na infância. Em visões místicas, todas no dia 13, ele dizia ser visitado por uma senhora com pedidos inusitados... O resultado inacabado, mas impressionante, é o destino que tem atraído cada vez mais curiosos.  

Com labirintos e mirantes com vistas para a região serrena, quem passa por aqui assiste a transformação da própria paisagem do Rio Grande do Norte. Nos tempos de chuva, as terras verdejantes se estendem. Na seca, a caatinga do Agreste revela seus tons.

O Castelo de Zé dos Montes fica a 131km de Natal via BR-226

CASTELO DI BIVAR

No Seridó potiguar, na cidade de Carnaúba dos Dantas, é onde se acha o Castelo di Bivar. Encimado em uma colina, com suas muralhas de pedra e torres ovais no estilo medieval, o castelo tem vista direta para outro famoso cartão-postal local, o Monte do Galo. Também uma obra em processo, o lugar foi idealizado por Ronilson Dantas e já foi até palco de produções cinematográficas, É o caso do filme "O Homem Que Desafiou o Diabo", lançado em 2007, que trouxe Marcos Palmeira e Flávia Alessandra para a locação.   

Inspirado no filme 'El Cid', o Castelo di Bivar é uma atração à parte. Você pode contemplá-lo às margens da rodovia RN-28. Uma propriedade privada, porém, é preciso agendar a visita antes de conhecer os 20 cômodos e as 56 janelas no interior.

O Castelo Di Bivar fica a 251km de Natal via BR-226.

CASTELO DE SINHÁ ZOLA

E o terceiro castelo fica na Região do Oeste Potiguar. É em Felipe Guerra onde os viajantes encontram o Castelo de Sinhá Zola, inaugurado em 2002. Em seus tons marrons contrastando com o verde da floresta de Carnaubais que o rodeia, o lugar, popularmente conhecido como Castelo de Dona Ritinha, em homenagem a uma das fundadoras, está no alto de uma ladeira na parte antiga do município. Com nove quartos, simbolizando nove irmãos, o castelo homenageia Maria Isolina, matriarca da família.

O Castelo de Sinhá Zola fica a 362km via BR-304.

Gostou das dicas? Agora você já sabe onde e como conhecer alguns dos nossos castelos! Agregue o seu passeio visitando as demais atrações disponíveis nas cidades e torne seu roteiro no Rio Grande do Norte ainda mais completo. Não se esqueça de utilizar a #tudocomecaaqui no Instagram para dividir com o mundo sua experiência e faça uma boa viagem!

Entidades Parceiras