Desafio das Serras acontece dia 7 de março em Monte das Gameleiras

Dia 07 de março acontece a abertura do circuito 2020 do Desafio das Serras, em Monte das Gameleiras, localizado a 130 km de Natal. O evento é o maior circuito de esportes de Endurance off Road do Nordeste, com etapas já realizadas no RN, PB, PE e CE.

Reconhecido pela mídia especializada e divulgado em todo território Nacional, o circuito é disputado através de um ranking próprio que premia os melhores atletas do trail de montanha do Nordeste, com o título de Reis e Rainhas das Serras!

MONTE DAS GAMELEIRAS

Com 550 metros acima do nível do mar, o clima frio na cidade de Monte das Gameleiras dá lugar a uma verdadeira efervescência quando recebe no decorrer do ano turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Privilegiado pela natureza, o município é campo fértil para a prática de ecoturismo.

O município já foi palco de duas edições do Desafio das Serras, em 2017 e 2018, e volta agora em 2020 com algumas novidades nos percursos, com ainda mais montanhas e passagens por outros cenários que não foram explorados nas primeiras edições.

MODALIDADES E CATEGORIAS OFERECIDAS NO DESAFIO DAS SERRAS

O Circuito oferece provas de Corrida de Montanha, Natação e Mountain Bike, com distâncias variadas e disputas por categorias de idade, além de um ranking próprio que pontua o atleta a cada etapa realizada.

As modalidades oferecidas são:

Light Trail: Prova indicada para quem tá iniciando na montanha e que não tem tanto segurança em se aventurar numa distância maior, onde os percursos variam entre 4km e 8km de pouca altimetria, com ponto de apoio e hidratação, além de staffs acompanhando. Prova com duração máxima de 2h00.

Fast Trail: Essa modalidade é indicada para pessoas que já iniciaram a corrida de montanha e quer dá um passo a mais na superação de seus limites, com percursos que variam entre 8,5km e 12km com altimetria razoável, pontos de apoio e hidratação, além de staffs no percurso, acompanhando os atletas. Prova com duração máxima de 2h00 a 3h00, dependendo do lugar e da geografia local.

Half Trail: É uma prova indicada para pessoas que já tem certa experiência em Corrida de Montanha e gosta de se desafiar cada vez mais. Dependendo do lugar os percursos variam entre 18km e 26km com altimetria considerável. Normalmente com 3 pontos de apoio fixos, com água e alimentos, além de acompanhamento motorizado no percurso, com staffs especializados. E essa prova tem duração máxima de 4h00 a 6h00 dependendo do lugar e da geografia local.

Ultramarathon: Indicada para quem tem experiência em longas distâncias e em condições extremas de muita resistência. Percursos que variam entre 50km e 60km com muito ganho de elevação. Prova com duração máxima de 10h00 a 12h00, dependendo do lugar e da geografia local.

Travessia aquática: Na etapa de Fernando de Noronha, haverá a prova de natação com a distância de 2,5km, realizada unicamente nessa terceira etapa do circuito e é indicada para quem tem experiência em águas abertas. Prova com duração máxima de 1h20min, balizada com boias e equipes de apoio.

TURISMO ESPORTIVO

O Circuito do Desafio das Serras movimenta milhares de atletas e expectadores nos municípios por onde passa, gerando o desenvolvimento do Turismo Esportivo, entrada de capital e mídia espontânea, que mostra os atrativos e diferenciais da região onde o evento é realizado.

O evento tem como característica principal, os cenários em que a geografia é acidentada e com grande elevação com relação ao nível do mar, fazendo com que os lugares escolhidos sejam normalmente regiões serranas.

Já foram 13 edições realizadas entre 2016 e 2019, com a presença de mais de 5 mil atletas ao longo do circuito e com grande expectativa de crescimento para 2020.

Para mais informações e inscrições acesse o site: www.desafiodasserras.com.