Rio Grande do Norte: 519 anos de orgulho para os potiguares

É tempo de celebrar o Rio Grande do Norte! O estado das lindas praias, águas mornas, destinos paradisíacos, gente acolhedora, de um artesanato incrível, cultura fascinante e dono de uma das gastronomias mais saborosas do país comemora 519 anos no próximo dia 7 de agosto.

Para homenageá-lo, dedicaremos a nossa semana a falar de características que o destacam e o tornam um destino único e inesquecível, exaltando as suas particularidades, grandes nomes e monumentos.

Semana da Cultura Nordestina

Por feliz coincidência o RN comemora seu aniversário na Semana da Cultura Nordestina, que se iniciou ontem, dia 2 de agosto. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu neste mesmo dia, em 1989. Artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular e danças, são várias as manifestações culturais que se destacam na região que, junto às belezas naturais, reforçam que o RN tem muito a celebrar!

Câmara Cascudo

E falando em grandes nomes do Nordeste, com certeza um grande ícone do Rio Grande do Norte é o folclorista Câmara Cascudo, homem a frente do seu tempo, historiador, antropólogo, advogado e jornalista.  Motivo de grande orgulho para todos do Estado, Câmara Cascudo passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira.

O conjunto da obra do historiador é considerável em quantidade e qualidade. O autor escreveu 31 livros e 9 plaquetas sobre o folclore brasileiro, em um total de 8.533 páginas, o que o coloca entre os intelectuais brasileiros mais prolíficos, e suas obras ganharam reconhecimento internacional.

O Folclorista foi recentemente homenageado e foi retratado no famoso Beco da Lama, que há pelo menos três décadas junto a suas ruas adjacentes são ponto de encontro no Centro Histórico, conhecido pela boemia e pelas manifestações culturais. Em 2019, o local passou por uma intervenção artística, sobretudo na área do graffiti. Com isso, a região se tornou uma espécie de galeria a céu aberto e novo ponto de visitação turística.

Arena das Dunas

A Arena das Dunas foi construída para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, e recebeu quatro jogos deste grande evento mundial, tendo como destaque o duelo entre os campeões mundiais Itália e Uruguai.

O estádio recebeu diversas chancelas positivas. Foi o 3ª melhor avaliado entre as arenas da Copa em pesquisa do portal UOL, foi classificado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), como a melhor arena do país, sendo o único estádio a receber nota máxima em todos os quesitos.

Com 114.063,92 m⊃2; de área total e capacidade para 31.375 torcedores, a Arena das Dunas tem localização privilegiada e estrutura multifacetada, o que a torna capaz de comportar eventos de diversos portes, desde pequenas reuniões, até grandes shows e produções.

Sem dúvidas, é um monumento que orgulha os potiguares, por sua beleza, capacidade, adaptabilidade e por estar sempre se reinventando, promovendo eventos e contribuindo para a qualidade de vida e entretenimento da população.

Comedores de camarão

Quem nasce no Rio Grande do Norte é chamado de “Potiguar”, tanto a palavra quanto sua variação, Potiguara, eram nomes dados para a tribo tupi que habitava a região litorânea. Por isso, o termo “potiguar”, passou a ser utilizado para definir quem nasce no estado e significa em tupi-guarani “Comedor de Camarão”.

Muito orgulha os potiguares saber que o RN é o maior produtor nacional de camarão. Dos 20 municípios que mais produzem, oito são potiguares: Caguaretama, Arês, Mossoró, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Guamaré e Pendências.

A iguaria está presente na mesa dos potiguares e nos principais restaurantes da cidade, em pratos como caldos, ensopados, moquecas, bolinhos e preparações de requinte. O camarão é um elemento de destaque na gastronomia do Rio Grande do Norte.

Aeroporto

Conectando o Rio Grande do Norte com o mundo, o Aeroporto de Natal foi inaugurado em 2014. Localizado na região metropolitana de Natal, em São Gonçalo do Amarante, tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano, possui 8 pontes de embarque e opera voos nacionais e internacionais, e é um importante  centro logísticos do Nordeste.

Além disso, possui a maior capacidade de pista de toda a região e já foi foi eleito o “Melhor aeroporto da região Nordeste" e "Melhor do país" em sua categoria, nos anos de 2016 e 2017.

Porta de entrada para turistas nacionais e internacionais, o Aeroporto de Natal tem localização privilegiada, próximo a Europa e América do Norte, e é motivo de orgulho para os potiguares por oferecer um ambiente amplo, seguro e com capacidade de crescimento para ampliar o nosso fluxo turístico.

Jeito potiguar de ser

Quando o assunto é hospitalidade e simpatia, o potiguar dá um verdadeiro show. Com um jeitinho todo particular de ser, receber e falar. Amamos casa cheia, mesa farta e receber todo mundo com muito afeto. Abraçar? A gente adora! Convidar pra tomar um cafezinho com tapioca e queijo de manteiga? Também! Apreciar a vista da cidade sentado aos pés do Morro do Careca?  Programa obrigatório!

Com expressões regionais muito próprias e um acolhimento que faz todos que visitam a região se sentir em casa. O Rio Grande do Norte é sem dúvida um Estado habitado por pessoas acolhedoras e amorosas.

Fica aqui a nossa homenagem e o registro do nosso orgulho por viver em um estado tão rico em belezas e pessoas.

Parabéns Rio Grande do Norte, pelos seus 519 anos de história!