RELIGIOSO

A religiosidade é uma das fortes marcas do povo sertanejo.

No Rio Grande do Norte a devoção dos fiéis tem um grande marco, o Complexo Religioso de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz. O local abriga a maior estátua religiosa cristã do mundo, a estátua de Santa Rita, com 56 metros de altura, e conta com área para missas e eventos, restaurantes e estacionamento.

No município de Carnaúba dos Dantas, está localizado o Santuário do Monte do Galo, local recebe romeiros de todas as partes em busca de pagar suas promessas a Nossa Senhora das Vitórias. No trajeto de subida, com cerca de 800 metros, 12 estações representam a Via Sacra de Jesus Cristo. No alto do monte está a igreja de Nossa Senhora das Vitórias, a sala dos ex-votos, a estátua do galo e o cruzeiro. Além de uma bonita vista para o planalto da Borborema e para a cidade de Carnaúba dos Dantas.

Já nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama, a cultura religiosa está fortemente ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, católicos martirizados nos dois municípios em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos. Destes, 30 foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017.

Entidades Parceiras