SOBRE O RN

UM LUGAR PARA CONHECER E SE ENCONTRAR!

 

Localizado na esquina do continente, em um dos pontos mais próximos da América do Sul e da Europa, o Rio Grande do Norte abriga praias paradisíacas, cavernas, minas, rios, monumentos religiosos e uma diversidade de atrativos para conhecer em todo o estado.
Alguns pesquisadores defendem a tese de que o Brasil foi descoberto no RN, inspiração esta, para a nova campanha de promoção turística do Rio Grande do Norte. Venha você também descobrir porque Tudo começa aqui!

 

 

POLO COSTA DAS DUNAS

PORTA DE ENTRADA PARA MAIS DE 400 KM DE PRAIAS!
Porta de entrada para Mais de 400 km de praias, esta área litorânea do estado potiguar está cercada de piscinas naturais para mergulho e ondas perfeitas para prática de surf e outros esportes náuticos. Os bons ventos sopram a favor com a tese de que o Brasil foi descoberto aqui no RN, na praia de Touros, argumento defendido por vários pesquisadores.
Além da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, capital do estado, é possível contemplar cartões postais como o Morro do Careca, na famosa Praia de Ponta Negra, a Ponte da Redinha e a Via Costeira, projetada entre o mar e o Parque das Dunas e que abriga uma das mais importantes redes hoteleiras do Nordeste, além do segundo maior parque urbano do país.
Águas cristalinas e uma vida marinha rica compõem o cenário dos Parrachos de Maracajaú, a 55 km da capital. O mergulho nessa linda formação de corais pode ser feito com máscara e snorkel ou com cilindro, mas independentemente da escolha, você vai poder se encantar com peixinhos coloridos, polvos e moreias. Na maré baixa, os recifes formam piscinas naturais de águas mornas. Um convite mágico para relaxar.
Você não pode deixar o RN sem ter feito um passeio de buggy, de preferência, com emoção! E para isso, as dunas de Genipabu são perfeitas. Tudo isso fica só a 15 km de Natal e você pode, ainda no litoral norte, conferir as belezas da praia de Pitangui, relaxar em um banho de água doce na lagoa e viver a experiência dos passeios de skibunda e aerobunda. É diversão garantida!
Subindo ainda mais, em direção ao Norte, você vai se deslumbrar com a bucólica Galinhos, uma cidade em que a charrete ainda é meio de transporte e com um pôr-do-sol inesquecível. Junto com São Miguel do Gostoso, destino de destaque para os esportes náuticos, e Touros, que abriga um dos principais resorts all inclusive do estado, os municípios completam uma atração imperdível no RN.
Você pode escolher ir pela beira-mar, se aventurando em cruzar rios, por balsas, ou pegar a estrada pela BR-101, mas seja qual for o caminho tenha como destino Tibau do Sul.
Pipa fica só a 80 km de Natal e está sempre no ranking das praias mais bonitas do Brasil. Aproveite também a noite movimentada, com culinária típica e internacional.
A natureza em na região é exuberante, um verdadeiro recanto com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica. É imperdível um banho de água doce na bela Lagoa de Guaraíras, com seu manguezal único.
E seguindo pelo litoral sul, você chega a Barra de Cunhaú, onde o rio encontra o mar, deixando o litoral com águas calmas para a prática de jet-ski e esqui aquático. A região é famosa e também muito atraente para passeios de barco.

AGRESTE-TRAIRI

A ESSÊNCIA DA EMOÇÃO ESTÁ AQUI!
Esta é uma região encantadora, onde a natureza caprichou em cada formação rochosa, nos lajedos e nos infinitos caminhos de trilhas, que juntos desenham uma paisagem única.
As cidades que formam esse Polo oferecem atrativos muito distintos e especiais, onde se pode renovar a fé em uma peregrinação no Complexo Religioso de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, se perder pelos labirintos do Castelo de Zé dos Montes, em Sítio Novo, ou reservar um dia de aventura com direito a rapel, off road ou cavalgada pelas veredas sertanejas.
Este é um polo de encanto, onde a fé e a aventura começam aqui!
Pegando a estrada pela BR-226, saindo de Natal, você vai percorrer 115 km, até chegar em Santa Cruz, cidade polo da região do Trairi, e que abriga a maior estátua religiosa cristã do mundo, projeto concebido a partir da religiosidade da população e da devoção à Santa Rita de Cássia, padroeira do município.
O Alto de Santa Rita conta com área para missas e eventos, restaurantes, estacionamento e o principal: a Estátua de Santa Rita com 56 metros de altura – mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Nesta região, distante 147 km de Natal, explore as pedras: Pintada, do Navio, da Caridade, do Milagre e a Pedra do Magalhães.
Aproveite para fazer cavalgadas, trekking, mountain bike e trilhas pelo sertão. Em Serra de São Bento, além dos atrativos da natureza, você ainda pode aproveitar o concorrido Festival de Inverno.
O clima diferenciado e ameno também faz parte desta região, que conquista a todos pelo charme e aventura.

SERIDÓ

ENCONTRAMOS AQUI O GEOPARQUE SERIDÓ, FORMADO POR SEIS CIDADES:
Cerro-Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, cenários de um patrimônio geológico importante com enorme valor científico e turístico, onde cada lugar traz seus encantos naturais únicos, como as pinturas rupestres deixadas pelos nativos na pré- história.
A natureza se torna um convite ao ecoturismo, e a visitação é incrível em qualquer época do ano, seja no inverno, com rios e açudes cheios, ou no verão, com a paisagem rústica da caatinga. A culinária traz na herança receitas e costumes da tradição sertaneja, presentes também no artesanato, com bordados que são verdadeiras obras de arte.
O Castelo de Bivar fica no município de Carnaúba dos Dantas, a 207 km de Natal. Inspirado em um castelo renascentista francês, a obra começou a ser construído por volta de 1984 e tornou- se uma das principais atrações turísticas da região. As suas dependências já serviram de cenário para filmes nacionais e o passeio envolve os visitantes em um clima medieval em pleno Seridó.
Visite os sítios arqueológicos que marcam a presença humana há pelo menos 13 mil anos, preservando inscrições rupestres com desenhos sobre caça, danças e o cotidiano de uma civilização ancestral.
Para contemplar o visual da região, não deixe de conhecer cidades como Parelhas, que possui algumas das mais lindas formações rochosas como a Serra da Rajada. Outra atração são as cidades de Lagoa Nova e Cerro Corá na Serra de Santana, perfeitas para os esportes radicais, trilhas, com um clima ameno ao anoitecer.
Caicó, maior cidade da região, recebe grandes eventos como carnaval e festejos juninos, além da grandiosa festa de Sant’Ana, padroeira da cidade.
Os atrativos de Currais Novos são imperdíveis. A cidade fica apenas a 172 km de Natal sendo porta de entrada do Geoparque Seridó. No geossítio Mina Brejuí as antigas minas de scheelita se transformaram em pontos turísticos. Aqui você também encontra uma das sete maravilhas do RN, o geossitio “Cânion dos Apertados”, milenares corredores de pedras no leito do Rio Acauã, garantia de passeio com um visual sensacional.

COSTA BRANCA

UMA REGIÃO DE BELOS CONTRASTES, RIQUEZAS CULTURAIS E SENSAÇÕES ÚNICAS.
Assim é o Polo Costa Branca, situado no Oeste Potiguar. A tranquilidade da atividade rural convive em plena harmonia com a movimentação turística. Essa região é grande produtora de sal, petróleo e rica na atividade da fruticultura.
Recanto de dunas multicoloridas e natureza intacta, de turismo ecológico, de festejos tradicionais e sossego absoluto sob o manto da brisa do mar. Tudo que encanta, do sertão ao litoral, você encontra aqui!
A beleza intocada das Dunas do Rosado, distante 75 km de Mossoró e 250 km de Natal, no extremo Oeste do Estado, está distribuída entre os municípios de Areia Branca e Porto do Mangue.
Uma vastidão de dunas multicoloridas, sendo o segundo maior conjunto de dunas móveis do Brasil e cenário para novelas e filmes. O acesso ao local se dá através da BR-406, em direção a Macau, de onde se toma a RN-118 até a RN-404.
Destinos próximos como o município de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel, em Areia Branca, servem de base para quem visita o Rosado.
Praias calmas, natureza preservada e opções de lazer preenchem a Costa Branca do Rio Grande do Norte. Galinhos, no extremo Norte do Estado, tem despontado como novo destino potiguar, ideal para quem busca sossego e paisagens bucólicas.
Ali pertinho, as salinas de Macau, distante 175 km de Natal, formam pirâmides alvas vistas em passeios de barco por praias ainda inexploradas. E em Ponta do Mel, já no Oeste Potiguar, acontece o pitoresco encontro do mar com o sertão. Entre falésias e mandacarus espinhosos está um banho de mar relaxante antes de degustar um peixe frito com macaxeira nas muitas barraquinhas a beira mar.
Mossoró é conhecida como a capital cultural do Rio Grande do Norte. No mês de junho tem o Mossoró Cidade Junina, que reúne mais de um milhão de pessoas durante os 30 dias de festa, com shows, quadrilhas, comidas típicas e onde acontece a apresentação do maior espetáculo ao ar livre do Estado: o Chuva de Bala no País de Mossoró. Em dezembro, outra encenação grandiosa é o Oratório de Santa Luzia.
Mas se quer festa, forró e quadrilha, outra dica é curtir uma semana de festejos no mais antigo São João do mundo, em Assú, outro município do polo Costa Branca.

SERRANO

AS MAIORES ALTITUDES DO ESTADO ESTÃO AQUI.
Nesta região você vai poder experimentar um clima de montanha em pleno sertão potiguar, com temperaturas que variam entre 16 e 22 graus. O clima de serra e a gastronomia requintada possibilitam concorridos Festivais Gastronômicos.
Montanhas, cavernas e grutas compõem um destino perfeito para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, com opções de asa-delta e parapente que enchem de cor o céu, principalmente na cidade de Patu. Por terra, as trilhas e caminhadas garantem sempre passeios super agradáveis.
Martins vale cada quilômetro percorrido. Saindo de Natal, são 360 km para chegar nesse destino surpreendente, especial para quem quer curtir aquele friozinho gostoso. Se você escolher uma viagem no meio do ano, vai ter a chance de participar de um dos eventos mais concorridos da região, o Festival Gastronômico.
A natureza ajuda e presenteia os olhos com o visual da Casa de Pedra, segunda maior caverna em mármore do Brasil; um passeio imperdível! Não deixe de contemplar ainda a vista dos mirantes do Canto e da Carranca.
Vista encantadora não falta por aqui! Em Portalegre, aprecie a natureza pelos mirantes da Bela Vista e da Ponta da Serra. É possível também se energizar tomando um banho na Cachoeira do Pinga.
No alto da Serra do Camará está São Miguel, com suas lagoas e açudes, onde o ecoturismo e o turismo de aventura completam os atrativos. O Parque da Lagoa de São Miguel é um convite para ricos momentos de história e cultura da região. Você pode se aventurar também em passeios e trilhas pelos sítios da região, prática de esportes radicais na Serra do Serrote Verde e ainda, banho e pescaria nos Açudes do Bonito e Jacó.
Hoje existem mais de mil cavernas catalogadas no Rio Grande do Norte, sendo mais de 10% com potencial turístico a ser explorado. Só o Polo Serrano contempla três cidades que possuem cavernas e sítio arqueológico.
Em Felipe Guerra, distante 350 km de Natal, você vai poder conhecer o maior complexo de cavernas do Brasil e, em Apodi, o Lajedo de Soledade conta com área de 2 km de rocha calcária.
Aqui temos lugares incríveis para esportes aéreos como na cidade de Patu, a 323 km de Natal, que atualmente é considerada como um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre.

Entidades Parceiras