SOL E PRAIA

São mais de 300 dias de sol e mais de 400 km de praia. Não por acaso, o segmento de sol e praia é consolidado no Rio Grande do Norte. Turistas do Brasil e do mundo são atraídos pelas belas dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, atributos que posicionaram o estado entre um dos destinos mais visitados do Brasil.

A região costeira é dividida entre Litoral Sul e Litoral Norte, tendo a capital do estado como ponto de partida. Em ambas as extensões os segmentos muitas vezes se cruzam, já que o litoral potiguar é um campo vasto para a exploração do ecoturismo e turismo de aventura.

O Litoral Sul é formado pelas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios,Tabatinga, Camurupim, Barreta, Tibau do Sul, Pipa, Sibaúma, Barra de Cunhaú e Baía Formosa.

Há quem diga que todas as características necessárias para ostentar a alcunha de paraíso podem ser encontradas na Praia da Pipa, município de Tibau do Sul. Com algumas das praias eleitas entre as mais bonitas do Brasil, redutos de mata atlântica preservada, golfinhos e tartarugas convivendo em harmonia com o homem, o pequeno povoado a 90km de Natal se consolidau como o segundo principal destino turístico do Estado.

Já o Litoral Norte abriga as praias de Santa Rita, Jenipabu, Barra do Rio, Graçandu, Jacumã, Muriú, Barra de Maxaranguape, Caraúbas, Maracajaú, Pitinga, Barrado Punaú, Zumbi, Rio do Fogo, Perobas, Carnaubinhas, Touros, São Miguel do Gostoso e Galinhos, para falar das mais famosas.

As praias de Jenipabu e Maracajaú abrigam duas das atrações mais famosas do Rio Grande do Norte. O Parque Turístico Ecológico Dunas de Jenipabu, engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. É lá que são realizados os famosos passeios de buggy onde o condutor faz a clássica pergunta: com ou sem emoção?

Já a praia de Maracajaú, localizada a 60 km de Natal, no município de Maxaranguape, surpreende pelas suas águas cristalinas e é famosa pelos seus parrachos e recifes de corais a 7 km da costa, que abrigam centenas de espécies de fauna e flora oceânica.

Despontando nos últimos anos como um forte polo turístico do estado, São Miguel do Gostoso, está localizado na esquina do continente e por isso tem ventos fortes o ano inteiro. Atualmente, suas praias atraem praticantes de esportes naúticos de todas as partes e o destino figura na lista dos melhores pontos do mundo para a prática de kite e windsurfe.

Entidades Parceiras